Semana Criativa de Tiradentes

Atualizado: 16 de fev. de 2020



Em sua terceira edição em 2019, a Semana Criativa de Tiradentes se propõe a realizar um intercâmbio entre o conhecimento contemporâneo e o tradicional, resgatando raízes e valorizando o design brasileiro.


A cidade em si já é um convite. Entre charmosas ruas de paralelepípedo, transitamos por sua arquitetura secular preservada e lindas igrejas barrocas, sempre acompanhados pelo acolhimento incomparável do mineiro e deliciosos quitutes, como pães, queijos, cafés, cachaças e doce de leite.


Não bastasse isso, profissionais habilidosos se concentram na região, com técnicas e matérias-primas diversas, como: madeira, tecido, ferro, vidro, metais e pedras, da extração à produção.


Como prova de seu crescimento, o destino tem se destacado também pela diversidade de festivais culturais, na alta gastronomia, no jazz, na fotografia e no cinema. Talvez, um estímulo para expandir nas áreas do design e arte.


“A Semana Criativa de Tiradentes é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda e divulga saberes de tradição, mas com uma linguagem atualizada. É uma experiência, um presente mesmo”, explica Simone Quintas, idealizadora do Festival.


O evento começa meses antes, quando acontecem imersões entre os designers convidados e artesãos para desenvolverem, em conjunto, produtos que serão expostos durante o evento. Um dos convidados desta edição foi Marcus Ferreira, designer e fundador da Carbono e da Decameron, clientes queridas da FIGARO desde 2013! Este trabalho rendeu peças lindas e interessantes para ambas as marcas, lançadas agora, em agosto. Conheça algumas peças desenvolvidas durante os encontros:


Por Marcus Ferreira, Estúdio Manus e o artesão Nonato
Decameron | Banco Sela


Por Marcus Ferreira, Amanda Marques e Nonato, artesão
CARBONO | Porta-guardanapo e porta-copo

A programação é cheia de palestras e bate-papos com temas atuais cuja discussão no mundo da produção é de extrema importância, ainda mais no que tange à cultura brasileira, alguns temas são: ações responsáveis e sustentabilidade; desafios sobre valorização e preservação da arte popular brasileira; como construir marcas queridas em sociedades melhores; design com causa. Ela completa você pode consultar em: https://semanacriativadetiradentes.com.br/


Oficinas temáticas também acontecem concomitante aos talks, assim como alguns eventos paralelos espalhados pela cidade. Todos listados no site e, caso tenha interesse em participar, é importante atentar aos locais e horários, pois alguns possuem número máximo de participantes!


A Semana Criativa acontecerá agora, entre os dias 17 e 20 de outubro de 2019 e estaremos lá para conferir! Se não puder ir, fique de olho no nosso Insta que prometemos uma cobertura bacana. 😉

 

#semanacriativadetiradentes #tiradentes #artebrasileira #artepopular #designbrasileiro #artemineira #designautoral #designcomcausa #designconsciente #marcusferreira




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo