Marca d'água: Quando vale a pena usar?

: : É comum rolar um medo de plágio ou uso indevido de imagem por terceiros ao SUBIR seu trabalho NA INTERNET e, por conta disso, empresas acabam usando o artifício da MARCA D’ÁGUA na esperança de PROTEGER seu conteúdo.



Mas será que vale a pena? Trouxemos alguns pontos para refletir e tirar suas conclusões:


1. Se o seu trabalho envolve beleza ou estética de alguma maneira, o uso da marca d’água pode atrapalhar no equilíbrio da imagem e prejudicar o IMPACTO VISUAL que seu trabalho teria no seu público-alvo - será que compensa “quebrar esse clima”?


2. A repetição de marcas d’água nas imagens PODE passar sensações negativas, como INSEGURANÇA ou até PREPOTÊNCIA da marca, nos outros.


3. Não acreditamos em regras para todos, então segue aqui algumas VARIÁVEIS que vale considerar, como: segmento de atuação, tamanho e posição da marca na imagem, qualidade do design da logo ou símbolo.


4. Lembre-se que tem muito trabalho disponível hoje na internet e, se acha que o seu é bom assim pra tentarem usar de sacanagem, considere que também pode ATRAIR criadores de conteúdo e outras mídias que ainda te repostem em suas plataformas, divulgando o seu trabalho. Pense no lado POSITIVO de ter sua foto limpinha pra isso!


5. Provavelmente, quem poderia usar seu trabalho indevidamente não tem cacife pra entregar algo AUTORAL de fato, então, não o veja como “CONCORRENTE” necessariamente.


6. Você SEMPRE pode se comunicar com a pessoa, caso se incomode com algum uso indevido e solicitar que excluam o post. Se não for atendido, pode denunciar.


7. O intuito principal das redes é COMPARTILHAR, e isso inclui expor nosso trabalho com a confiança de que é único. Pensar em CONCORRENTE como “INIMIGO” é coisa do passado e provavelmente, não merece estragar a qualidade das suas imagens por isso 😊


8. Para quem não tem intimidade com design gráfico pode pensar que marcas d’água sejam BACANAS por serem EXCLUSIVAS, mas hoje fazemos isso em aplicativos super simples, inclusive a logo. Especial é vc ter uma IDENTIDADE VISUAL que te represente.


Considerando os pontos levantados acima, será que vale mesmo marcar suas imagens? Conte pra gente a sua opinião 😊



#labfigaro

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo