
Copenhagen:
design como estilo de vida
EDUTAINMENT
[IMERSÃO + EXPERIÊNCIA]
INDICADO PARA CURIOSOS, CRIATIVOS, EMPREENDORES, LÍDERES, DESIGNERS E APOIADORES DE UM FUTURO MAIS HUMANO, CONSCIENTE, HARMÔNICO, ENCANTADOR, DIVERSO, AUTÊNTICO E FUNCIONAL.
Curso online e ao vivo em 3 encontros sobre o tema + experiência de arquitetura na semana do evento 3DaysOfDesign, em Copenhagen.
POR QUE COPENHAGEN?
Imagine uma cultura tão focada no bem-estar da população que passou a se destacar do mundo todo em urbanismo, arquitetura, design, sustentabilidade, educação, igualdade social e econômica, confiança no poder público, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e, mesmo desfrutando de pouco sol, ainda está entre os primeiros lugares no quesito felicidade. Esta é Dinamarca: autêntica, propositiva, com pessoas desprestensiosamente chiques e que vem atendendo tanto na forma quanto na função. Foi esse conjunto todo que nos chamou a atenção.
Além de uma combinação boa de fatores históricos que levaram o país para este “pódio”, outras questões colaboraram para o seu design ser refinado, autoral e com significado, visto em marcas de arquitetura, mobiliário, objetos e tecidos, como: BIG, Cobe, Hans Wegner, Normann Copenhagen, Verner Panton, &Tradition, Gubi e Kvadrat.
Segundo o festival anual “3daysofdesign” que acontece em Copenhagen, seu polo criativo: “Implícito em nosso tema está o imperativo de definir seu propósito. Seu "porquê". Quando seu porquê está claro, cada movimento está atrelado a um significado. Porque um design sem propósito é estático, meramente ocupando espaço. Mas um design imbuído de significado e emoção fará a diferença. Envolve escolher materiais que não sejam prejudiciais ao planeta, criar interiores que promovam nosso bem-estar e construir comunidades que fomentem um senso de pertencimento. Suas ações inspirarão outras pessoas e terão um efeito multiplicador.”
Mais do que referências visuais, a cultura do país nos desperta para um estilo de vida coletivo, belo, prazeroso, inspirador, bem-resolvido e focado em qualidade de vida.

COMO ACONTECE?
O QUE PODEMOS APRENDER COM ELES?
-
Projetar com propósito e para pessoas
-
Criar soluções que unem beleza, funcionalidade e significado
-
Alinhar cultura, identidade e design
-
Trazer mais felicidade, autenticidade, presença, sustentabilidade e simplicidade para o trabalho e o cotidiano
-
Ampliar repertório, rever escolhas, ritmos e prioridades
-
Construir uma marca inspiradora, estratégica e que faz sentido
A ideia desta proposta nasceu de um encontro do Lab Room (nosso programa liderado por Luciana Figaro para arquitetos formados no curso Tudo Marca) com a Gabriela Almeida, arquiteta, cenógrafa, cool hunter e produtora, para falarmos sobre a relação de Copenhagen com o design e a arquitetura e sobre o evento "3daysofdesign", que ela visitara 4 vezes!
A aula foi tão envolvente, que acabou estimulando nossa turma a visitar a cidade e o evento neste ano :) Então, decidimos abrir a experiência para mais participantes e nos aprofundar para proporcionar um curso mais completo, culturalmente rico, reflexivo, inspirador, agregador e bastante útil para quem busca repertório, conhecimento, boas trocas, construir uma marca autêntica e propositiva, e gostaria de visitar a cidade e o evento com um olhar amplo - conectando histórias, projetos, objetos, marcas, movimentos, identidade, sensações, estilos, pessoas, lugares e experiências.
Dividimos o curso em 3 encontros de 2 horas cada. Acontecerão ao vivo, online e compartilhamos o link de acesso no nosso grupo com os participantes no WhatsApp. Os temas serão:
AULA 1.
PROPÓSITO E VISÃO
-
O design da cidade projetada para o bem-estar e a felicidade da população - história, contextos, estratégia e curiosidades
-
O valor de uma identidade autêntica e propositiva - para analisar e aplicar na sua marca
-
Cultura hygge: o segredo dinamarquês por trás de espaços e experiências que nos conectam emocionalmente
AULA 2.
FORMA + FUNÇÃO
-
Urbanismo e arquitetura para conectar pessoas + obras importantes
-
Design com sentido e marcas inspiradoras
-
A quebra do status quo na moda escandinava
AULA 3.
EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA
-
Ideias que valem reproduzir: na vida, no mercado e em projetos futuros
-
"3daysofdesign" - o evento que convida para um estilo de vida e momentos que valem a pena
-
Como visitar a cidade e usufruir do nosso roteiro com "60 hot spots" pelo seu Google Maps

DATAS DOS ENCONTROS AO VIVO:
03/03, das 19h - 21h
10/03, das 19h - 21h
17/03, das 19h - 21h

EXPERIÊNCIA LAB EM COPENHAGEN
Estamos organizando uma experiência de arquitetura, design e estilo de vida para vivenciarmos em grupo na cidade, no período do evento "3daysofdesign". O programa que deve durar um dia inteiro inclui visitas e discussões sobre projetos arquitetônicos e urbanísticos importantes - lideradas por Fernando Forte, sócio do escritório FGMF - pontos relevantes do design e paradas especiais pela cidade para curtir momentos hygge e de trocas entre os participantes.
Ainda não abrimos as inscrições, mas você pode deixar abaixo sua intenção de participar, que te avisamos assim que tivermos novidades a respeito! :)

Estrategista de marcas, consultora e comunicadora com mais de 25 anos de experiência em branding, marketing e comunicação. Já atuou no desenvolvimento estratégico de marcas como Oppa, Carbono Design, Decameron, Constrac, Blackhaus Studio, Studio Massa, Papai Que Fez, Prototype, Koord — e mais de 350 escritórios de arquitetura.
Pós-graduada em Gestão do Luxo pela FAAP e tecnóloga em Eventos, percorreu uma trajetória plural entre revistas, agências, eventos, e-commerces, startups, fábricas e varejo — conectando marca, produto e experiência de forma integrada.
Em 2016, fundou o Lab Figaro, estúdio criativo-estratégico que desenvolve consultorias, mentorias, cursos e ativações para valorizar o mercado de arquitetura, design e construção, sempre com foco em posicionamento autêntico, comunicação inteligente e experiências marcantes.
Sua pesquisa transita entre design, comportamento, psicologia, futuro e filosofia. Além do trabalho com marcas, ministra palestras, cria conteúdos para mais de 70 mil pessoas e escreve uma newsletter mensal lida por 7 mil assinantes.
Como exercício de sensibilidade e observação, criou em 2015 o projeto @me.minimal, onde compartilha olhares sobre estética, comportamento e filosofias minimalistas.
:: LUCIANA FIGARO
ALGUMA DÚVIDA?
























